terça-feira, 29 de março de 2011

Feliz Aniversário, Salvador!

É verdade que aos 29 de Março de 2011 Salvador completa mais um ano de existência. São 462 anos de protagonismo na história desse país, antes como capital, hoje como 3ª maior cidade.

Soteropolitanos, culpem vossa majestade, D. João VI, este que nomeia a avenida principal de um dos bairros mais tradicionais desta cidade, Brotas. Pois bem, graças a este indivíduo, nossa cidade deixou de ser a mais importante do país. Quando o tal citado rei de Portugal fugiu, em um ato covarde, abandonando o seu povo e vindo de refugiar no Brasil, ele recusou ficar em Salvador e preferiu se instalar no Rio de Janeiro, incentivando o crescimento da cidade, sua modernização e uma injeção na economia local. De lá pra cá, a região sudeste cresceu com a produção de café, e o nordeste foi esquecido juntamente com a sua cana de açúcar. Ai dos Pernambucanos se não fossem os Holandeses.

Salvador, uma cidade abençoada por todos os santos, linda por natureza e maltratada socialmente. Capital da alegria, do carnaval, das festas de largo, do axé, do acarajé, dos filhos de gandhy, dos filhos de oxum, ogum e oxalá. Salvador do Dique do Tororó, do Farol da Barra, da Igreja do Bonfim, do Elevador Lacerda e da Ponta de Humaitá. Salvador de Cajazeiras, Periperi, Mussurunga, Pernanbués e Pirajá. Da Ribeira a Itapuã, cidade mais linda nesse Brasil não há.

Um pequeno poema, improvisado de última hora, engrandece a 3ª capital deste país, mas não retira dela seu lado ruim. Essa culpa eu retiro de D. João e coloco em João Bobão. Com todo respeito a maior autoridade política dessa cidade, culpados são os prefeitos e seus antecessores por fazer de Salvador o que ela é hoje, falando do lado ruim, é claro. Atrasada, congestionada, desmoronando, amedrontada... é mais ou menos assim que se São Salvador é definida por seus mais fiéis moradores, aqueles que falam a verdade.

Deixo os meus sinceros votos de Paz, Saúde, Segurança, Felicidade e Harmonia, para essa cidade que me recebeu de braços abertos desde o momento em que saí do ventre da minha mãe.
E digo mais, tenho esperança de ver Salvador no topo, bem organizada, limpa e cheia de orgulho, e farei o que sempre fiz para conseguir. Parabéns, minha linda.

Deixo vocês com Felipe Mago e Zé da Mala em Onde Mora Salvador.

3 comentários:

  1. Muito bom o trabalho desses dois atores... sensacional!!!

    ResponderExcluir
  2. "E digo mais, tenho esperança de ver Salvador no topo, bem organizada, limpa e cheia de orgulho"

    E que essa cidade linda continue linda, e que eu esteja cada vez mais apaixonada, e que essa saudade porra morrer pra nunca mais existir um dia.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vi o video depois... ameeeeeeeeeei *-*

    ResponderExcluir