segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Com fugir dos engarrafamentos em Salvador.

A população de Salvador já não suporta mais o inchaço do trânsito na cidade. A frota de quase 800 mil carros incomoda a todos os que precisam sair de casa. Não existe mais horário de pico, a qualquer hora as principais avenidas da cidade estão congestionadas. A cidade enfim travou.

O fato é: Salvador se concentra em pequenas grandes avenidas. ACM, Bonocô, Paralela, BR-324, Barros Reis, Sete Portas, o trânsito da cidade passa por esses corredores que acabam se transformando em quilométricas filas de veículos, e o pior, suas transversais ficam "tapadas" levando o congestionamento para as vias coletoras e locais.

A resolução deste enorme problema é real e não consiste na abertura de novas avenidas; Este projeto já foi comprovado que é caro e não resolve o problema. A comprovação está na rótula do Abacaxi, recentemente reformulada, com viadutos em todos os cantos, de todos os tamanhos e alturas, e que não surtiu efeito algum pois a Barros Reis (Retiro), a Silveira Martins (Cabula) e a Heitor Dias (Sete Portas) continuam engarrafadas.

Voto numa solução mais fácil, acessível e ecologicamente correta. Deixem seus carros em suas garagens, venda-os, faça-os de brinquedo, mas parem de usá-los e comecem a ver os benefícios de uma bicicleta.
O Movimento Bicicletada existe no Brasil desde 2002 mobilizando cidades para o uso da bicicleta.
Acompanhem uma linha de raciocínio: Faz bem a saúde, não polui o meio-ambiente, não consome combustível, é mais barata que um carro e não lhe deixa preso em congestionamentos.

Cabe aos governantes apoiar a iniciativa. Pensar um pouco menos em dinheiro e um pouco mais no bem-estar das pessoas. E cabe ao povo lutar por mais ciclovias, por mais respeito ao ciclista, por mais respeito ao meio-ambiente, e acima de tudo, por menos problemas.

Site do movimento Bicicletada em Salvador: http://www.bicicletada.org/Salvador
Reuniões às sextas, 18:30, no Parque da Cidade.

Um comentário:

  1. woow! curti muito a ideia e a iniciativa, mas esse modelo europeu acho que nao pega aqui, Rafa. as pessoas sao preguiçosas, e eu nao me tiro dessa linha. Todos os dias que eu vejo a ladeira pra chegar em casa eu listo todos os contras de pegar um taxi mentalmente... imagina subir isso de bicicleta? acho que uma boa ideia inicial era começar com onibus mais confortaveis e com mais facilidade.. fazer as pessoas usarem o coletivo.

    ResponderExcluir