Em janeiro de 2011 as duas capitais tiveram aumento nas tarifas de transporte coletivo. Comparamos o sistema de transporte (ônibus e metrô) das duas principais cidades do nordeste, subsedes da copa do mundo de 2014.
Recife
Capital do estado de Pernambuco
Área - 217,494 km²
População - 1 536 934 hab (2010)
Ônibus - A cidade conta com uma frota de 2.700 ônibus que integram também a região metropolitana. As tarifas variam de acordo com a região da cidade onde eles rodam. Os usuários pagam em média entre R$2,00 e R$3,10 pelos ônibus, sendo que aos domingos todos tem direito a meia passagem. Outro benefício são as 7 estações de integração de transporte, incluindo também o uso do metrô.
Com o último aumento, 400 novos veículos foram integrados aos antigos, todos com sistema gps instalado.
Metrô - O sistema metrôviário de Recife começou a ser construído em janeiro de 1983 e foi o primeiro do nordeste. Hoje o sistema tem 28 estações espalhadas em 39,5 km de trilhos, interligando o centro aos demais bairros da cidade e a sua região metropolitana.
A tarifa única do metrô é de R$1,50.
Veja em detalhes o esquema do metrô de Recife:
Salvador
Capital do estado da Bahia
Área - 706,799 km²
População - 2 676 606 hab (2010)
Ônibus - A 3ª capital do Brasil tem uma frota de 2.457 linhas que percorrem os corredores soteropolitanos diariamente. As tarifas variam entre R$2,50 dentro da cidade e R$2,30 a R$5,60 para a região metropolitana. Salvador possui 2 estações de integração de ônibus em locais afastados do centro da cidade. Nos fins de semana, a frota é reduzida em 30%.
Metrô - O metrô de Salvador começou a ser construído em 1999 com previsão de ser inaugurado em 2003. O projeto pretendia criar 28 estações distribuídas em 48,1 km de trilhos.
Apenas a primeira etapa foi aprovada e saiu do papel; Ela teria 12 km, 6 estações e custaria 530 milhões. Devido a problemas administrativos, essa etapa precisou ser reduzida para apenas 6 km, com 4 estações e custo de 640 milhões. O consórcio gastou mais fazendo apenas a metade do percusso original e a previsão de entrega ainda era para junho de 2011.
A segunda etapa da maior montanha russa do mundo, apelido que recebeu por ter 80% do trecho elevado, ainda não foi aprovada.
As obras foram paralisadas em decisão judicial até que o consórcio e a prefeitura expliquem os gastos excessivos.
Abaixo o projeto original do metrô de Salvador:

Deu pra constatar que Recife mesmo menor em área e número de habitantes, tem um transporte mais bem estruturado, eficaz e mais barato que o da capital baiana.
Tudo bem que Salvador tem o problema da topografia acidentada, mas tem belas praias, muitas festas, tem o IDH e o PIB superior ao da capital pernanbucana, mas infelizmente perde em administração pública.
Quando a Holanda invadiu Pernanbuco, lá na época do Brasil Colônia, o conde Maurício de Nassau transformou Recife em uma linda cidade. Hoje pode se ver que o trabalho do holandês teve continuidade. São diversas pontes sobre os rios que cortam a linda metrópole, que tem um grande porto e muito mais atividades de lazer que a capital baiana.
Portanto concluo que pela balança Recife está a frente sim da capital soteropolitana. Contudo, eu amo Salvador e tenho esperanças de que um dia tudo possa mudar. Só espero estar vivo para presenciar!
Tudo bem que Salvador tem o problema da topografia acidentada, mas tem belas praias, muitas festas, tem o IDH e o PIB superior ao da capital pernanbucana, mas infelizmente perde em administração pública.
Quando a Holanda invadiu Pernanbuco, lá na época do Brasil Colônia, o conde Maurício de Nassau transformou Recife em uma linda cidade. Hoje pode se ver que o trabalho do holandês teve continuidade. São diversas pontes sobre os rios que cortam a linda metrópole, que tem um grande porto e muito mais atividades de lazer que a capital baiana.
Portanto concluo que pela balança Recife está a frente sim da capital soteropolitana. Contudo, eu amo Salvador e tenho esperanças de que um dia tudo possa mudar. Só espero estar vivo para presenciar!
Em seu texto não cabem comentários, pois analisaste perfeitamente. É uma grande pena morar numa cidade que tem uma administração horrível, altamente corrupta. "Apenas" 10% dos milionários do Brasil moram em salvador, e é para eles que a cidade se curva, quando o "peão" é quem deveria ser o centro. Só existe lazer dentro dos condomínios de luxo, a mata atlântica foi privatizada e o que foi projetado para o povão está parado. Eu vou nos "pontos turísticos" de salvador e, em muitos deles, tenho medo de assaltos... Infelizmente é assim.
ResponderExcluirContudo, eu amo Salvador e tenho esperanças de que um dia tudo possa mudar. Só espero estar vivo para presenciar! ²
ResponderExcluirO que a gente precisa é que mais pessoas sejam conscientes como voce e que a população va a luta :)
Só irei acrescentar que os dados informados são verídicos.Fui em Recife e fiquei surpreso com o sistema de transporte funcional que eles possuem.Ali sim,faz gosto pagar um valor maior de transporte e nos finais de semana,realmente os valores são os mais baixos possíveis e em abundância.Fui até Olinda com mais 4 pessoas e gastamos R$20 reais de táxi e na volta apenas R$1,15 no ônibus para Recife.Salvador com uma orla enorme,deveria fazer o mesmo.Oferecer mais transporte para a população se divertir nos finais de semana.
ResponderExcluirEm consideração ao tamanho das cidades, é imprescindível que se leve em consideração as respectivas regiões metropolitanas das duas capitais. A região metropolitana funciona como uma só grande cidade, por exemplo, existem cidades da região metropolitana que são consideradas apenas "cidades dormitórios" onde seus cidadões apenas moram lá, mas trabalham, estudam ou se divertem etc. na sede, o que acontece tanto em recife como salvador. Dessa forma, o transporte dessas capitais é destinado a toda essa região e não só para às sedes.
ResponderExcluirPortanto o transporte do Recife não está tão à frente do de Salvador.
Seguem os dados:
Região metropolitana do Recife
3 688 428 hab. (5º maior do Brasil) Censo IBGE/2010
Região metropolitana de Salvador
3 574 804 hab. (7º maior do Brasil) Censo IBGE/2010
Jesus Christ......Have mercy on us...It`s been a long time since the government of Bahia has started constructing this ``subway`` and it has not been completed yet...They are a plenty of corrupt politicians...it changest not for each passing day....
ResponderExcluiramigos, sou recifense e estive em Ssa recentemente. A espera pelos ônibus em Recife é péssima. No começo dos anos 2000, a frota foi toda renovada, tava tudo ótimo. Mas, em 10 anos, as melhorias foram poucas e a demanda maior, logo, o sistema de transporte está num nível "ruim". Quanto ao metrô, só atende a parte da periferia da cidade e n vejo projetos de extensão. O de Ssa, com todos os problemas, pega uma parte mais central da cidade.
ResponderExcluirQuanto ao sistema viário, o Recife eh tão precário em suas ruas - finas - e viadutos/túneis/passarelas - pouquíssimos - que trafegar pela cidade eh um verdadeiro martírio.
Me espantei com as muitas avenidas da capital Baiana: largas e entrecortadas. Muitas passarelas que cruzam grandes avenidas p os pedestres. Some-se a isso, ruas mais bem asfaltadas, com muito, mas muuuito menos buracos que no Recife. Sem contar q vcs tem um "pequeno" detalhe que não temos: calçadas. Tenho vergonha das calçadas do Recife. As de Ssa me lembraram muito as do RJ: Largas e relativamente bem cuidadas (levando-se em conta que estamos no NE). As do Recife, desculpem a palvra, são nojentas: finas, cheias de crateras... Ou seja, o pedestre eh obrigado a levitar, já que não há onde andar.
Uma coisa negativa da capital baiana eh a pobreza da população. Não esperava tantos mendigos, sem-teto, gente mal-tratada,... Nisso, e achei pior que no Recife.
Eh isso, em malha viária vcs estão na frente, sim. N se enganem
Um abraço!
Igor